Histórias Contadas, Vidas Partilhadas

O Projeto de Leitura Sénior “Histórias Contadas, Vidas Partilhadas” foi iniciado em março/2012.

Com periodicidade quinzenal, alternando os locais das sessões, (Biblioteca/localidades), foi direcionado na primeira fase para a leitura em voz alta, recorrendo a contos tradicionais, poemas, jornais locais antigos e outros géneros literários que os participantes sugerissem.

Era objetivo do Projeto nesse tempo, dar a conhecer o que é uma Biblioteca, o trabalho que desenvolve para a comunidade onde se insere e transportar para as recordações da infância em que as histórias que conheceram não pertenciam ao mundo dos livros, eram-lhes contadas oralmente. Pretendia-se ainda estabelecer o conhecimento interpessoal com todos os participantes e os espaços físicos onde iriam decorrer as sessões nas localidades.

Passada a primeira fase, temos viajado ao longo dos anos nas “histórias” de temas em que procuramos ouvir as sugestões dos participantes ou que a equipa da Biblioteca Municipal considera com interesse. Este trabalho tem possibilitado a transmissão de alguns conhecimentos relacionados com teatro, tradições culturais, História, Língua Portuguesa, alimentação, lendas, poesia, entre outros. Foram dados a conhecer temas como a história dos correios, dos comboios, do dinheiro, do pão, do fado e do vestuário.

Sabemos hoje que o trabalho realizado no longo caminho já percorrido tem respondido aos objetivos deliniados no Projeto “Histórias Contadas, Vidas Partilhadas” de:

  • Divulgar a Biblioteca como local de acesso à informação e de partilha de conhecimentos;
  • Conhecer o uso e a imagem que os idosos fazem e têm do livro e da leitura;
  • Valorizar as histórias de vida;
  • Valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua auto-estima e auto-confiança;
  • Desenvolver espaços de convívio com os idosos, tendo como pano de fundo a leitura;
  • Incrementar a ocupação adequada do tempo livre para evitar que o tempo de ócio seja alienante, passivo e despersonalizante;
  • Promover a utilização das tecnologias da informação e comunicação;
  • Valorizar a cultura local.
Detalhes da Atividade
Detalhes da Atividade