Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) – Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

No próximo Sábado, 18 de Maio, é Dia Internacional dos Museus. O tema deste ano é «Museus, Educação e Investigação» e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC) preparou um conjunto de actividades. Como verá o Museu quer dar voz e proporcionar diversas formas de conhecimento.

No Sábado, às 11h00, Maria do Céu Grilo, Técnica Superior do Museu, terminará o Ciclo de visitas-orientadas «A agulha e o dedal» que procurou valorizar a colecção de Têxteis do Museu. Pode ver e conhecer melhor quer uma bela pintura, quer a prática e o conhecimento de diversos materiais.

Às 15h00 saiba mais no Painel «Museus , Educação e Investigação» com três Professoras Universitárias que têm trabalhado na órbita da Museologia e com responsabilidades específicas. Serão elas: Fátima Nunes, da Universidade de Évora (UÉ), Alexandra Curvelo da Universidade NOVA de Lisboa, Cristina Azevedo Tavares da Universidade de Lisboa. 

Às 18h00 vários Investigadores que trabalham em diversas áreas das colecções do Museu ou que restauraram obras irão apresentar alguns resultados dos seus trabalhos. Serão eles: Sara Valadas do Laboratório HERCULES / UÉ; Joana Dias e António Salgado da Arterestauro – Conservação de Bens Culturais; Andreia Santos Silva do MNFMC /UÉ e Noel Moreira do Instituto de Ciências da Terra / IIFA / UÉ.

Celebrar-se-á a Noite Europeia dos Museus, às 21h30, com «Poesia no Claustro» festejando mais de uma década de produção poética de Ricardo Maria Louro. Ocorrerá o lançamento do livro Cartas d’Évora de Richard Mary Bay e haverá apresentação, declamação e fado. No final será servido um cocktail com a cortesia de Fita Preta – Família Maçanita. Veja o programa em anexo.

No dia 19 de Maio, Domingo, pode participar, às 10h30, na oficina para famílias e não só intitulada «Mensagens Invisíveis» organizada por Maria Oliveira, Técnica Superior do Museu. Poderá ver alguns detalhes que não se observam a olho nu em obras de arte e experimentar o mundo das tintas invisíveis. Atenção que esta oficina é gratuita, mas exige inscrição para: geral.mnfmc@museusemonumentos.pt ou para o tel. 266 730 480.

Também no Domingo, mas às 15h00, pode «Conhecer com as mãos» com a Ceramista Célia Macedo. Nesta oficina para famílias e não só poderá glosar em barro algumas peças do Museu. Atenção que esta oficina é gratuita, mas também exige inscrição para: geral.mnfmc@museusemonumentos.pt ou para o tel. 266 730 480.

Detalhes da Atividade
Detalhes da Atividade