O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, organizou um conjunto de actividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Na Sexta-feira, dia 8 de Março, é justamente Dia Internacional da Mulher e vamos comemorar a data com uma visita orientada, às 16h00, por Andreia Santos Silva, Bolseira de Doutoramento no MNFMC. Intitulada «Senhoras… que fizeram da pintura e do desenho a sua profissão». Serão abordados os percursos de algumas artistas que se encontram na colecção permanente como Josefa de Ayala y Cabrera / Josefa d’Óbidos (1630 – 1684), Margherita Caffi (c.1650 – 1710), Josefa Garcia Greno (1850 – 1902). A elas juntar-se-ão duas mulheres que na segunda metade do século XX, e em contexto nacional, também fizeram da pintura e do desenho a sua profissão: Clementina Carneiro de Moura (1898 – 1992) e Ofélia Marques (1902 – 1952).
Dia 9 de Março, Sábado, a partir das 15h30, o Museu irá prestar homenagem a Maria Alice Beaumont (1929-2004) através de três mesas-redondas e nove testemunhos.
Insigne Museóloga foi Conservadora e Directora do Museu Nacional de Arte Antiga e de outras instituições, como do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, procurando sempre a melhoria da qualificação e valorização dos profissionais dos Museus.
A primeira mesa-redonda, às 15h30, reunirá Sandra Leandro, Directora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, José-Luís Porfírio, Crítico de Arte, amigo, colega e Director do Museu Nacional de Arte Antiga entre 1996-2004 e Maria de Jesus Monge, Vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E..
Às 17h15, na segunda mesa, estarão presentes três amigas e/ou colegas da homenageada: Natália Correia Guedes, distinta Museóloga que esteve à frente dos destinos da antiga Direção Geral do Património Cultural e de diversas instituições museológicas, Manuela Mota, Conservadora-geral da secção de Arte Oriental do Museu Calouste Gulbenkian (1960 – 1995) e fundadora da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) da qual foi também Presidente e Nazaré Escobar, Bibliotecária do Instituto (agora Laboratório) José de Figueiredo.
A terceira mesa-redonda, que iniciará às 18h15, será composta por Alexandra Markl, Historiadora de Arte, Responsável pelas colecções de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga, por Ana Isabel Brás, Chefe da Unidade de Gestão Bairro dos Museus em Cascais e por Teresa Pacheco Pereira, grande amiga da homenageada que foi Conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga.
Vale a pena recordar, no dizer de José Alberto Seabra Carvalho, a sua forma de aproximação às obras, o seu estilo sereno da escrita, a sua poética própria. «Museu-Mulher: um tributo a Maria Alice Beaumont (1929-2004)» procurará celebrar o seu desenho de vida.
No Domingo, 10 de Março, às 15h30, decorrerá uma sessão de «Poesia no Claustro» a cargo da escritora Antonieta Félix, comemorando o Dia Internacional da Mulher. Antonieta Félix lerá poemas de vários autores e da sua autoria: Albanta San Román (Espanha); Amanda Lovelace (EUA); Ana Paula Tavares (Angola); Antonieta Félix (Portugal); Cláudia R. Sampaio (Portugal); David Mourão-Ferreira (Portugal); Mia Couto (Moçambique); Rita Taborda Duarte (Portugal); Rupi Kaur (Índia). Eis uma breve sinopse: «Os avanços cívicos, culturais, legais, e sociais, ou dizendo-o de forma genérica, civilizacionais, a favor da Mulher e da condição feminina, deixam ainda escapar desigualdades, discriminações, preconceitos, perversidades. Em variados grupos, sociedades, em inúmeras latitudes… A Literatura tem sido uma das mais visíveis aliadas no combate a estes problemas».